Ensaio sobre a cegueira
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
TRABALHO DE PESQUISA
ATPS - PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I
FILME: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
São José dos Campos – SP
2013
Sumário
Sinopse
Ensaio sobre a cegueira (Blindness, em inglês), é um filme de 2008, produzido pelo Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles e com roteiro baseado no livro do mesmo título do escritor português José Saramago, uma epidemia de cegueira prolifera-se por uma cidade moderna, resultando no colapso da sociedade.
A cegueira começa num único homem de origem japonesa, durante a sua rotina habitual. Sentado em seu carro em um semáforo, não consegue dirigir e diz ter ficado cego, esse diz ainda que uma "luz branca" impede a sua visão. Pessoas que passavam pelo local tentaram o ajudar, mas depois de algumas opiniões um rapaz ofereceu para levá-lo em casa, foram no carro do cego, o rapaz deixou o homem dentro de casa e se foi.
Certo tempo depois o rapaz que ficara cego adormeceu, sua esposa chegou logo em seguida, ao ouvir que ele estava cego os dois foram buscar um oftalmologista.
Quando os dois foram à procura do carro para irem ao médico não o encontraram, o moço que o ajudou roubara o carro, tomaram um táxi e seguiram. O médico ouviu a narração do caso, o homem que ficou cego de repente, via tudo branco, nunca usou óculos e não tinha na família casos de cegueira. Fizeram todos os exames possíveis e nada foi apontado.
Quando o doutor chegou à sua casa contou à sua mulher o caso, e curioso, passou a noite inteira estudando sobre a tal “cegueira branca”, acabou ficando cego também.
Uma cegueira que se alastra rapidamente em forma de epidemia. O governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados que irá desvendar aos poucos as características primitivas do ser humano.
Um manicômio, esse foi o local escolhido pelo governo para isolar os