Ensaio sobre a cegueira resumo e autor
José de Sousa Saramago (16/11/1922 – 18/06/2010) foi um escritor, teatrólogo, jornalista, e poeta português.
Prêmio Nobel de Literatura em 1988, e ganhador do prêmio Camões em 1955; Saramago foi o primeiro escritor português a receber um Nobel.
Nascido numa aldeia em Ribatejo, de família humilde; só lançou seu primeiro livro 1980: “Levantado do Chão”. Dois anos depois veio “Memorial do Convento”, tornando-se um dos maiores escritores de Portugal. Essa posição foi confirmada com “O ano da morte de Ricardo Reis” livro que narra os dias finais do também escritor português Fernando Pessoa, mescla realidade e ficção.
Posteriormente vieram inúmeras outras obras literárias conhecidas, outras nem tanto. Até costumava publicar contos em seu blog e dialogar com os leitores.
Suas obras são marcadas pela preferência pela escrita portuguesa, a saber, longos períodos e pouquíssima pontuação. Sempre com assuntos profundos e que levam à introspecção do homem, mesmo em fatos imaginados. Também no lado religioso; por ser ateísta. O que o fez ser perseguido tanto pelos membros da Igreja Católica, quanto por católicos.
O autor não deixava de opinar sobre todos os assuntos pertinentes à humanidade, através dos livros ou em entrevistas.
“Ensaio sobre a cegueira”(1995) tornou-se sua história mais difundida após ganhar versão no cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2008. Em 2010, aos 87 anos de idade e vítima de leucemia crônica, José Saramago faleceu em Lanzarote - Espanha, onde residia com sua esposa. Recebeu honrarias de Estado em seu funeral e tendo sido cremado em Lisboa, teve suas cinzas depositadas ao pé de uma oliveira.
2- Introdução
A obra “Ensaio sobre a cegueira” como livro teve leitores críticos interessados que elogiaram a intensidade com que Saramago trata os fatos, ao passo que o filme dividiu opiniões a respeito da fidelidade à obra escrita. Críticos aplaudiram e louvaram o trabalho de