Ensaio sobre metonímia e metáfora
As figuras de linguagem são as ferramentas da escrita que mais se aproximam da expressão humana, possuindo objetos distintos e variáveis que buscam sempre alcançar a ideia ou a emoção, seu ensino se da de forma rápida, porem muito bem exemplificada e por tanto alcança o aluno, alcança o ser humano.
Sobre esse parâmetro vemos que não foge do que Possenti propõem sobre o ensino da gramatica
Nesta apresentação irei falar sobre metonímia e metáfora, que se tratam de duas figuras de linguagem, porem antes de falar sobre elas gostaria de falar rapidamente o que seriam figuras de linguagem.
Segundo Dias[1] a figura de linguagem e um recurso linguístico usado para realçar uma ideia ou emoção. Eles se dividem em 4 tipos, sendo eles:
- Figuras de som
- Figuras de construção
- Figuras de pensamento
- Figuras de palavras
Sendo a ultima a categoria em que nossos dois objetos de estudos estão classificados.
Já Assunção Apresenta a questão da seguinte forma:
Num processo crescente de ampliação das possibilidades comunicativas, a língua foi mostrando aos seus usuários um verdadeiro arsenal de recursos expressivos para maior eficiência das atividades interlocutórias. Passíveis de emprego nas conversações diárias, formais ou informais; presentes nos mais diversos gêneros textuais – e não apenas nos discursos literários – tais recursos receberam o nome genérico de figuras de linguagem. (ASSUNÇÃO[2], 2009.) Ele ainda classifica a mesma em três tipos:
- Recursos fonológicos - Recursos semânticos - Recursos sintáticos
“Que correspondem à exploração significativa do som, do significado e do uso das palavras nas mais variadas estruturas frasais.” (ASSUNÇÃO[3], 2009)
Nessa formulação Metonímia e metáfora são classificados em recursos semânticos.
“A