Ensaio sobre Evolução humana
Portanto, para nos comprendeermos melhor, é importante saber como a condição simplória de andar sobre duas pernas, ou seja, o bipedalismo, resume milhões de anos de evolução e é o que mais nos difere dos nossos ancestrais primatas. Além disso, acredito que o bipedalismo tenha sido a grande chave para a humanidade, ou seja, o grande passo para termos nos tornarmos humanos.
É considerável salientar que um antropoide não passou a ser bípede forçosamente ou por uma única e exata razão, na verdade o processo foi bastante lento e complexo. Ao ler STANFORD (2004), pude compreender que o bipedalismo surgiu quando um antropoide passou a andar em duas pernas com maior frequencia do que ele já andava antes, ou seja, quando isso tornou-se um hábito.
Segundo registros fósseis, os primeiros bídepes encontravam-se na África, 4 milhões de anos atrás. Os paleontólogos ainda não entraram em consenso sobre o porque o antropoide passou a andar sobre duas pernas, mas diversas teorias tentam explicar o acontecimento. Algumas simples demais, que necessitam mais fundamentos, e outras tão complexas que não nos parecem viáveis.
Existem duas teorias que me chamaram a atenção no livro de STANFORD (2004. A primeira delas, é a de que os antropoides adotaram o bipedalismo para monitorar melhor o terreno contra ataques de predadores com a necessidade de ver melhor à uma distância maior. Ao analisar bem essa teoria, podemos ver uma falha, pois um antropoide pode adotar a postura ereta por um curto espaço de tempo para vigiar o espaço e depois voltar à sua