ENSAIO SOBRE COMPRA POR IMPULSO VERSUS COMPRA PLANEJADA.
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO/ COMUNICAÇÃO SOCIAL
FACULDADE HÉLIO ROCHA
DISCIPLINA: PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
Segundo Cabrino (2003) um dos temas mais abordados no varejo moderno é o comportamento do consumidor no momento da compra, são feitos inúmeros estudos com o objetivo de saber mais informações possíveis sobre esse habito e costume de compra. Cada minuto no momento da compra é decisivo, pois até os mínimos detalhes são grande influenciadores, que podem ou não agir sobre a decisão do consumidor, e essa é justamente a questão para classificar o tipo de compra se é planejada ou por impulso.
A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratégias de marketing devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo de acordo com o conhecimento percebido da maneira que cada consumidor obtém seus produtos ou serviços. Dentro deste contexto, uma análise das influências no processo de compra dos consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decisões - passa a ter uma importância fundamental. ( Menezes 2010, p.18)
Compra planejada é a modalidade em que o consumidor estabelece antecipadamente o que deseja comprar, levando em consideração no seu planejamento, orçamento limitado, disponibilidade dos produtos, condições de pagamentos e preços. Normalmente quando esse tipo de compra acontece há procedimentos repetidos, onde não há envolvimento emocional por parte do consumidor.
Segundo Azevedo (2008) na compra planejada o consumidor utiliza recursos no auxilio desse planejamento uma lista por exemplo. No caso da compra feita em farmácias e drogarias, onde a receitas médicas exercem o papel da lista. Por ser uma compra racional onde
há exigências por parte do consumidor, para não as perdes a empresa tem que cuidar para que a variedade de produtos, no estoque, esteja