ensaio projovem com adolescente
Amanda Jacinto Mendes
Profa. Dra. Raquel Gonçalves Salgado
Resumo: O ProJovem Adolescente é um programa socioeducativo para pessoas em situação de vulnerabilidade social com idade entre 15 e 17 anos. Partindo desta premissa, este trabalho tem como finalidade conhecer a discussão etária do programa e verificar sua definição de homem/sujeito. Pretende-se fazer a análise crítica da normatização do ProJovem Adolescente contrapondo-a com as definições filosóficas e sociais do tempo, sem perder de vista o âmbito histórico e cultural de tais discussões.
1. Introdução.
Este ensaio busca problematizar a proposta do Programa Socioeducativo ProJovem Adolescente, desde sua sugestão de intervenção junto aos jovens à caracterização dos sujeitos a quem se destina. A análise ocorrerá pensando em uma apreciação sócio-histórica do tempo e da fase do desenvolvimento humano a qual o programa direciona-se.
Para tanto, constituem-se referenciais teóricos e ferramentas de estudo importantes na elaboração deste ensaio os traçados metodológicos do ProJovem Adolescente, o conceito crítico de idade trazido por Caterina Lloret, a concepção de evolução apresentada por Maria Cristina Gouvêa e Carlos Henrique de Souza Gerken, a idéia de infância citada por Félix Garcia Moriyón e a noção de tempo mostrada por Norbert Elias.
Os traçados metodológicos do ProJovem Adolescente tem o objetivo de orientar os profissionais que atuam diretamente com os jovens com relação aos fundamentos, a concepção, os referenciais e princípios metodológicos estruturantes e norteadores das ações integrantes do Projovem Adolescente enquanto Serviço Socioeducativo. Neste material notam-se as bases conceituais e sugestões de subsídios teóricos e práticos para a implantação e o desenvolvimento do programa, portanto, será analisado a fim de pensar tais propostas à luz dos demais referenciais.
O conceito de idade trazido por