ensaio por tecnica fotoelastica
INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Ensaio por técnica fotoelástica
1-Introdução
A fotoelasticidade é uma ferramenta poderosa para análise de tensões em problemas bi e tridimensionais. Nos últimos anos a técnica vem ganhando renovado interesse da comunidade científica devido à adaptação de modernas técnicas de aquisição e processamento digital de imagens. Uma das linhas mais promissoras é a Fotoelasticidade RGB, que entende a cor como uma combinação única dos níveis de intensidade das componentes Red, Green e Blue. Trata-se de uma metodologia poderosa, porém de fácil compreensão e aplicação em ambientes industriais.
2-Objetivo O objetivo do laboratório de fotoelasticidade foi determinar as forças exercidas sobre o material, através das franjas formadas pelo ensaio de fotoelasticidade devido ao carregamento sofrido pela amostra em questão.
3- Fotoelasticidade A técnica da fotoelasticidade é utilizada na análise de tensões/deformações em sistemas com geometria complexa. Nos ensaios fotoelásticos, um feixe de luz polarizada atravessa um modelo constituído por material fotoelástico, que quando submetido a um carregamento exibe franjas coloridas que representam diferentes níveis de tensão. A análise fotoelástica pode ser aplicada no estudo do comportamento de diferentes sistemas geotécnicos. No ensaio de materiais investigam-se modelos transparentes, feitos de resina sintética, com a ajuda de processos de fotoelasticidade, para a determinação das cargas que aparecem na prática (por exemplo, peças de máquinas).
4- Conclusão A técnica da fotoelasticidade é muito poderosa e eficaz para análise de tensões, apesar de poderosa e eficaz, a forma de analise através da fotoelasticidade é simples e barata, sendo uma grande vantagem sua aplicação em ambientes industriais.
Anexo 1
Equação: P=N . 7117. 0,382
Anexo 2
Equação: T= (N . 7117 . 1000) / 2,98
Para: N=0, T=0 N=1, T=2,386 MPa N=2,