Ensaio por part culas magneticas
Aconselha-se que as linhas de força do campo magnético sejam mais perpendiculares possível ao plano formado pelos contornos da descontinuidade, se o contrário o acúmulo das partículas não será nítido e não detectável. Partículas magnéticas ou pós magnetizáveis são o que permite visualizar as indicações referentes ás descontinuidades. Se aplicáveis numa peça ferromagnética sem um campo magnético não haverá retenção.
As partículas magnéticas podem ser aplicadas de duas maneiras: Via seca: Nesse modo usam-se aplicadores de pó manuais ou bombas de pulverização. As partículas devem ser guardadas em lugar seco e ventiladas para não se aglomerarem. Na via seca as partículas são mais sensíveis as detecções próximas a superfície. Também para uma mesma área ou região examinada, o consumo é maior. As partículas variam de acordo com o ensaio, mas geralmente são pós ou óxidos de ferro, senão contaminadas podem ser reutilizadas. Algumas necessitam de uma espécie de luz negra para tornar possível a visualização das descontinuidades, a exemplo da imagem abaixo:
Via úmida. As partículas ficam misturadas em meio líquido podendo ser água querosene ou algum óleo leve. São necessárias as partículas uma granulométrica fina para que seja possível detectar as descontinuidades.
Para a aplicação geralmente são usados chuveiros de baixa pressão, borrifadores(como mostra na imagem abaixo) ou então simplesmente despejamento do liquido sobre a peça. A geração de magnetização pode ser obtida por