Ensaio percolação do solo
Ensaio de Percolação – Infiltração no Solo
* Empreendimento: Condomínio XXX * Endereço: * Data do ensaio: * Responsável: * Colaboração: * * Metodologia: Ensaio de Infiltração em Cova Prismática (anexo B9 – NBR 7229/93, ABNT, 1993)
* Descrição do Ensaio: (i) Em dois pontos distintos da futura área destinada à infiltração do esgoto tratado foram escavadas duas covas de seção quadrada com 30cm de lado e 30cm de profundidade. Estas duas covas foram escavadas a uma profundidade de 70cm abaixo da superfície natural do terreno (Fotografia 1), profundidade a qual se encontrará as valas de infiltração que serão projetadas (conforme NBR 13.969/97 – ABNT, 1997) para promover a disposição final do esgoto tratado no referido empreendimento; (ii) Nas duas covas foram retirado todo material solto e o fundo preenchido com uma camada de 5cm de brita; (iii) As covas foram submetidas a uma saturação de água durante 4 horas ininterruptas (Fotografia 2), a fim de simular um estado de saturação do solo, situação crítica provável; (iv) Após as 4 horas de saturação de água, procedeu-se a leitura do tempo de rebaixamento de 1cm do nível de água dentro das covas (Fotografia 3); (v) A partir do tempo de rebaixamento de 1cm do nível de água dentro das covas, pode-se plotar o valor médio obtido na curva de determinação do coeficiente de infiltração apresentada na NBR 7229/93 (ABNT, 1993) (Gráfico 1).
A
B
Fotografia 1: Detalhes das covas quadradas empregadas no ensaio de infiltração. (A) Área destinada a futura infiltração do esgoto tratado no solo. (B) Cova retangular de 30cm de lado e 30cm de profundidade escavada a 70cm de profundidade do nível do terreno. Foto Capturada por Pablo Heleno Sezerino em 12/08/2010.
Fotografia 2: Detalhe da saturação de água na cova quadrada ao longo de 4 horas previamente ao ensaio. Foto Capturada por Pablo Heleno Sezerino em 18/08/2010.