Ensaio Moderna Portugal II
História Moderna de Portugal II
Elisabete Vidas Aluna nº 070704124 Junho 2012
A distribuição da população em Portugal no século XVIII
Introdução
O ensaio que pretendo apresentar é de teor descritivo e terá como tema a distribuição da população portuguesa no século XVIII no plano continental.
O século XVIII foi marcado por vários factores que proporcionaram o abrandamento do crescimento populacional, contudo é definido como um periodo de crescimento moderado.
Entre a febre do ouro do brasil e respectiva emigração massiva, a guerra de sucessão de Espanha e as crises sucessivas de mortalidade a população teve um decréscimo no número de efectivos logo no inicio de Setecentos assim como em meados do mesmo século com o terramoto de 1755 e uma segunda guerra com Espanha. Todavia a segunda metade do século foi de crescimento, o que perdurou até finais deste periodo.
Neste periodo também, Portugal detinha uma taxa de urbanização elevada tanto numa prespectiva do território nacional como á escala europeia, embora a concentração populacional urbana se desse essencialmente nas duas grandes cidades; Lisboa e Porto e de acordo com José Vicente Serrão in História de Portugal,”o Quadro Humano”,«Pode assim dizer-se que a provincia se desurbanizou em proveito duma urbanização intensiva das duas principais cidades».
Para se poder entender a distribuição populacional no século XVIII é necessário colocar uma questão que nos leve ao desenrolar do tema:
De que forma estava distribuida a população em Portugal no