Ensaio mecânico dos materiais
ETEC – Júlio de Mesquita
Tecnologia dos Materiais II
2º Semestre
Nº 30, 31, 35, 38,
Orientador: Katalane
Santo André
2013
ENSAIO MECÂNICO dos materiais
eNSAIO DE IMPACTO
Características
O ensaio de impacto consiste em submeter um corpo de prova entalhado, padronizado, a uma flexão provocada por impacto por um martelo pendular; este tipo de ensaio permite determinar a energia utilizada na deformação e ruptura do corpo de prova, que é a medida da diferença entre a altura inicial do pêndulo h e a altura máxima atingida após a ruptura do corpo de prova h'. Quanto menor for a energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material àquela solicitação dinâmica.
Aplicação
O ensaio de impacto é largamente utilizado na avaliação do comportamento frágil dos materiais, porém, a significação e a interpretação são limitadas; por essa razão, o ensaio deve-se restringir à comparação de materiais ensaiados nas mesmas condições.
Os componentes das tensões triaxiais presentes no corpo de prova durante o ensaio não podem ser medidos satisfatoriamente porque dependem de diversos fatores; dessa maneira, não é possível relacionar a energia absorvida pelo corpo de prova com o comportamento do metal a um choque qualquer, o que somente aconteceria se a peça inteira fosse ensaiada nas condições de trabalho.
Corpo de prova
O corpo de prova é entalhado para permitir a localização da fratura e produzir um estado triaxial de tensões. Os corpos de prova geralmente utilizados para a realização do ensaio de impacto são: corpo de prova Charpy e corpo de prova Izod, ambos especificados pela norma ASTM E23.
Corpo de prova Charpy
Os corpos de prova Charpy são classificados em tipo A, B e C, com secção quadrada de 10mm, comprimento de 55mm e entalhes no centro do corpo de prova.
O tipo A tem