ensaio granulometrico
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 4
3. METODOLOGIA 4
4. POCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 5
5. RESULTADOS 8
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
7. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Ensaio Granulométrico: A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.
A caracterização de um agregado pode ser efetuada através de seus parâmetros físicos, através de peneiração. O ensaio de peneiramento ou peneiração bem como o Ensaio de Sedimentação, faz parte da análise granulométrica dos solos e é considerado um ensaio de caracterização. O peneiramento é utilizado principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias, além do mais, para compará-lo com outros elementos envolvidos no solo, conforme descreve a Tabela 1.
Tabela 1. Classificação de agregados
Classificação dimensional dos agregados
Agregado Graúdo
4,75mm(nº 4) / 75 mm (3”)
Agregado Miúdo
0,150mm(nº 100) / 4,75 mm
Pedrisco
4,75 mm / 12,5 mm (1/2”)
Pó de pedra
< 6,3 mm (1/4”)
Pulverulento
< 0,150 mm
Normas Técnicas Pertinentes
NBR 5734 – Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico – Especificação.
NBR 7217 – Determinação granulométrica da composição dos agregados – Método de ensaio.
NBR 6457 – Determinação do teor de umidade de solos.
Ensaio de Limite de Liquidez e Plasticidade: O comportamento dos solos finos ou coesivos depende da sua composição mineralógica, da sua umidade, de sua estrutura e do seu grau de saturação. Dentre esses, a umidade tem sido considerada como uma importante