Ensaio em Curto
Transformadores – Pra que servem e como funcionam?
As inúmeras instalações elétricas muitas vezes necessitam que a tensão fornecida pelas companhias de energia elétrica aumente ou diminuía.
Assim sendo, é necessária a utilização de um dispositivo que permita fazer essa transformação de tensão.
De funcionamento bem simples, o transformador é um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas. Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada de bobina primária ou enrolamento primário. Depois de transformada, a tensão é estabelecida nos terminais da outra bobina, que é denominada bobina secundária ou enrolamento secundário.
Imagens – Transformadores.
Imagem- transformador.
Sobre os ensaios.
Os ensaios realizados nos transformadores tem como objetivo principal obter informações sobre os parâmetros do transformador, onde se estimam os limites do dispositivo. Os principais tipos de ensaios realizados são os ensaios em vazio e curto circuito, com objetivo de levantamento da impedância equivalente (Xeq) e Resistencia equivalente (Req) (curto-circuito) e Xm e Rc
(Vazio).
O que é o ensaio em curto?
O ensaio em curto se dá da seguinte forma, os terminais do secundário são curto-circuitados, e no primário é aplicado uma tensão alternada, de modo que a corrente não ultrapasse seu valor nominal (Valor informado pelo fabricante), caso contrario o transformador sofrerá danos. Como a impedância de magnetização possui um valor muito superior aos valores das duas impedâncias em série, a corrente de excitação é muito pequena, podendo ser desprezada.
Sobre o ensaio em curto.
Pode ser usado para