Ensaio de tração
Após as etapas do tópico 2.4 deste relatório terem sido concluídas chegamos a diversos resultados e análises das propriedades mecânicas do corpo de prova. Através do Ensaio foi adquirido exatos 2591 valores de tempo (s), deformação (mm) e força (N). Para gerar um diagrama de tensão x deformação foi necessário utilizar das seguintes equações:
(1)
Em que T é a tensão (N/m²), F é a força (N) aplicada no ponto e S (m²) é o valor da área
transversal do corpo de prova.
(2)
Em que ε é a deformação, lf é o comprimento total e lo é o comprimento inicial.
Por questões estéticas ao gráfico, transformamos os valores de ε para porcentagem (%), para realizar este procedimento apenas foi multiplicado todos os pontos por 100. E também foram convertidos os valores de tensão de Pa para MPa dividindo cada ponto por 10000000.
3.4.1 Tensão de Escoamento, Máxima e de Ruptura
Quando no diagrama um material passa do limite de proporcionalidade, significa que, ele está saindo da sua área elástica e dando início a sua deformação plástica, ou seja, criando suas primeiras discordâncias. Na prática é difícil encontrar o limite de proporcionalidade com precisão, então normalmente se define uma tensão limite de escoamento como sendo a tensão necessária para produzir uma pequena quantidade de deformação plástica, este ponto para os metais corresponde a uma deformação de engenharia ε=0,002 ou 2%.
Sendo P o limite de proporcionalidade e LE a tensão limite de escoamento
Ao analisarmos o gráfico 1, no diagrama tensão x deformação adquirido através do ensaio realizado em laboratório, ao anexar uma deformação de 2% e traçar uma reta paralela ao gráfico concluímos que a tensão