Ensaio de Tração
Experimento: Deformação em Material Metálico Dúctil com Ponto de Escoamento Definido
Material Utilizado:
(1): Máquina de Ensaios Mecânico Universal EMIC DL-10.000 (capacidade máxima de 10.000kgf);
(2): Garras Universais Auto-Mordentes modelo GR-12 (EMIC);
(3): Amostras de Barras Metálicas (vergalhão) com 6,5mm de diâmetro (CA-25 ou SAE 1020 ou SAE 1045)
(4): Paquímetro de 20cm;
Introdução
Materiais sólidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitações mecânicas. O ensaio de tração é muito importante nas indústrias ou projetos, pois é a obrigação do engenheiro ou técnicos compreender como as mais variadas propriedades mecânicas são medidas e o que elas representam. Elas serão necessárias para projeto de estruturas. O ensaio é utilizado em indústrias como testes para o projeto e fabricação de peças e componentes.
Objetivo
Informar os conceitos fundamentais sobre as propriedades mecânicas dos materiais. Fundamentar o funcionamento do ensaio de tração e também mostrar a importância dos ensaios nas pesquisas e na área industrial.
Ensaio de Tração
Em um ensaio de tração é um corpo de prova que é submetido a um esforço que tende a esticá-lo ou alongá-lo ate a sua ruptura. O ensaio de tração é mais utilizado para se determinar as propriedades mecânicas dos materiais. A cabeça do corpo de prova é fixada nas garras de uma maquina de ensaio onde se aplica uma força crescente. Como na figura 1:
Figura 1 – Máquina de tensão onde um corpo de prova é submetido a uma força.
Enquanto o corpo de prova é submetido a uma força ate até a sua ruptura, é medida a sua força e a deformação correspondente. Como mostra a figura 2
Figura2 - (a) Esquema geral ilustrando os componentes e o funcionamento de um equipamento de ensaio de tração e (b) Diagrama Tensão x deformação típico de um material metálico dúctil sem o ponto de escoamento definido;
Tensão