Ensaio de tração
Gabriel Mello Gomes2 – 11/0072791, José Antônio Euzébio Paiva2 – 11/0124898 1 Relatório referente aos experimentos realizados no dia 25/10/2013, no local Laboratório do SG-09.
2 Alunos de graduação da disciplina Materiais de Construção Mecânica 2 (2º/2013) - Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.
1. Introdução Ao se utilizarem termopares do tipo K (Cromel/Alumel) para medição do resfriamento de amostra de liga de Chumbo-Estanho (Pb-Sn) é possível, com o auxílio de um software gráfico e um hardware de medição de tensão, estimar a temperatura liquidus (TL) do diagrama de fases para a mesma liga e com isso descrever sua composição.
2. Materiais e Métodos No ensaio de solidificação realizado foram utilizados os seguintes equipamentos e materiais:
i) Cadinho cerâmico para depositar a amostra da liga de Chumbo-Estanho; ii) Termopar do tipo K (Cromel/Alumel); iii) Manta cerâmica para isolamento térmico; iv) Software gráfico;
v) Hardware USB para medição de mili-tensão gerada pelo termopar; vi) Forno à gás. Inicialmente foi depositada no cadinho cerâmico a amostra da liga metálica de Chumbo-Estanho (Pb-Sn). Em seguida esse conjunto foi colocado no forno à gás e então este foi ligado com o intuito de fundir a amostra. Durante todo o processo são medidas as faixas de temperatura com o auxílio do termopar do tipo K. Após esse procedimento o cadinho foi retirado do forno e na sua parte superior foi ajustada a manta cerâmica de forma que se houvesse o isolamento térmico e a perda de calor sensível da amostra se desse lentamente, pois dessa maneira se teria uma aproximação do diagrama de fases. Enquanto isso, as temperaturas são continuamente medidas pelo termopar e mostradas no software gráfico. No processo de solidificação foram observados fenômenos que são posteriormente discutidos.
3. Resultados e Discussões A partir de dados obtidos durante o experimento, foi possível