Ensaio de tração
EQUIPE NEWTON
OBJETIVO
Analisar as forças aplicadas em superfícies distintas, através de ensaios, teorias físicas e cálculos que demonstram a capacidade de resistência de materiais, a determinados tipos de forças externas aplicadas aos mesmos, onde por consequência causam deformações.
INTRODUÇÃO
Isaac Newton, um físico inglês do século XVIII, conseguiu elaborar as leis que permitem lidar com as influências das forças, descrevendo-as como forças que agem entre os objetos.
Para diferentes situação em que esteja o objeto é apresentada uma força diferente, mas todas obedecem aos mesmos princípios elaborados por
Newton, que são conhecidas com Leis de Newton.
DEFINIÇÃO - Força é toda causa capaz de produzir ou modificar movimento. O conceito de força é introduzido na mecânica em geral. As força se apresentam como força peso, força normal, força de atrito, força elástica, força tensão e tração.
As forças mais conhecidas são os pesos, que tem sempre sentido vertical para baixo. As forças podem ser classificadas em concentradas e distribuídas.
Um sistema de forças atua sobre um corpo, quando o efeito produzido é diferente segundo a direção e sentido e ponto de aplicação destas forças. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados em esforços normais ou axiais, e em esforços transversais. Entre os esforços axiais temos a tração, a compressão e a flexão, e entre os transversais, o cisalhamento e a torção.
EXEMPLO PRÁTICO
Testes são realizadas em laboratório de ensaios mecânicos para medir sua capacidade de resistência.
Para realização de tal estudo utilizamos máquina universal de ensaio automatizada, com capacidade para 20kN, que realiza ensaios de tração, compressão e flexão, utilizando corpos de prova padronizados pala ISO 178 do Centro de Ensino e Pesquisas Senai-Cimatec. ENSAIO: COMPRESSÃO (FLEXÃO)
DAS FORÇAS EM SUPERFÍCIES
DISTINTAS
Lucimar Pereira Coelho, Euler Xavier dos Anjos*, Igor de Souza Bonfim, Amon