ensaio de tração
Laboratório de CM – Ciência dos Materiais I
Ensaio por liquido penetrante – Relatório nº 2
Nome: Carlos Eduardo Hugueros de Castro nº A96JGE9
Turma: EM6P33 Data: 27/09/2013
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:
Pegamos uma peça metálica a qual já se encontrava escovada para a realização do ensaio e realizamos a limpeza com a utilização do removedor embebido em um trapo de pano, pois sujeiras superficiais podem obstruir possíveis descontinuidades mascarando assim o ensaio. Após a limpeza e tempo de secagem por evaporação aplicamos o Liquido penetrante e aguardamos o tempo mínimo de penetração exigido pelo procedimento que é de 5 minutos, passado esse tempo realizamos a remoção do liquido penetrante e aplicamos o revelador, sendo em seguida possível Já ver as descontinuidades que a peça possuía.
QUESTÕES:
1º) Critique o procedimento utilizado e faça sugestões para torna-lo mais claro e objetivo.
O procedimento diz que podemos realizar a limpeza da peça após a aplicação do liquido penetrante tanto com água como com solvente o que é ERRADO, pois existem LPs removíveis a água e a solvente, sendo que os removíveis a solventes são mais sensíveis, o que quer dizer que pegamos defeitos de menores dimensões, e se utilizarmos um mode de remoção adequado podemos correr o risco de remover o LP das trincas que possam possuir na peça ensaiada.
2º) Quais seriam na sua opinião, as principais causas para o resultado obtido no ensaio? justifique?
A peça possuía trincas provenientes de processos metalúrgicos tais como soldas, trincas de contração e ate possíveis trincas de fadiga, todas essas abertas para a superfície e detectadas no ensaio de LP. 3º)Descreva tipos de industrias a onde este ensaio possa ser utilizados em seus processos de fabricação. Justifique.
Este ensaio é muito utilizado em vários tipos de indutrias pois é rápido de ser realizado, resultado saia na hora e não requer muita