Ensaio de tração e compressão
Um dos grandes desafios requerido aos projetistas de construção civil é a resistência à compressão e a tração, nesses casos, os projetistas devem especificar um material que possua boa resistência a esses esforços mecânicos, e que não se deformem facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando forem solicitados.
Portanto os ensaios de compreensão e tração realizados nos materiais assumem um papel importantíssimo de determinar justamente essas propriedades especificas de resistência mecânica. Dessa forma, o projetista consegue analisar melhor as tensões e as deformações sujeitas aos corpos de prova.
Nesse relatório iremos apresentar algumas reflexões decorrentes dos experimentos práticos realizados em laboratório, contemplando os conhecimentos pratico e teórico, referentes ao ensaio de compressão e tração.
2. Objetivo.
A indispensabilidade da realização de ensaios técnicos se deve a necessidade de manter uma padronização e a qualidade do projeto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto ou ferragem, e assim, determina o melhor material a ser utilizado na obra. Este relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão e tração.
3. Material utilizado.
Maquina universal e ensaio de corpo e prova
Retificadora de corpo e prova
Corpo de prova de concreto 10 x 20 cm
Barra de ferro 8 mm x 30 cm
4. Fundamentação teórica
4.1. Ensaio de tração.
O ensaio de tração geralmente é realizado na maquina universal, que tem este nome porque se presta a realização de diversos tipos de ensaios.
Fixa-se o corpo de prova na maquina por suas extremidades, numa posição que permite ao equipamento aplicar-lhe uma força axial para fora, de modo a aumentar seu comprimento. A maquina de tração hidráulica, movida pela pressão o óleo, e esta ligada a um dinamômetro que mede a força