Ensaio de tração do aço
TURMA 4NB
Natal, 16 de Outubro de 2014.
RELATÓRIO DE ENSAIO DE TRAÇÃO DO AÇO
Atividade disciplinar apresentada pelos alunos citados da Turma 4B - Noite à disciplina de Materiais de Construção II do
Curso de Engenharia Civil como requisito avaliativo referente à 2ª unidade do semestre de 2014.2, orientado pela prof.
Hugo Mozer Barros Eustáquio.
Natal, 16 de Outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova, ao mesmo tempo em que são medidas as variações no comprimento até a sua ruptura.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente todas as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio. E é amplamente utilizado para o levantamento de informações sobre a resistência dos materiais e como teste de aceitação de materiais que se faz pelo confronto das propriedades determinadas pelo ensaio e ajustes especificados em projetos.
OBJETIVO
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as propriedades mecânicas do aço através de um ensaio de tração, podendo verificar o alongamento causado no material, além da tensão máxima que pode ser aplicada para que o mesmo rompa.
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
• A curva tensão-deformação de engenharia:
O ensaio de tração é largamente utilizado para fornecer informações básicas sobre a resistência de materiais e como um ensaio de aceitação para materiais especificados. Como já vimos anteriormente, em um ensaio de tração um corpo de prova é submetido a uma carga axial crescente e contínua enquanto, simultaneamente, se observa o alongamento do corpo de prova.
• Resistência à tração:
O limite de resistência à tração é através da carga máxima aplicada dividida pela área original da seção reta do corpo de prova. Este é o valor mais