ensaio de traçao
Introdução:
Neste ensaio de tração, executando na maquina Universal de Ensaio da marca Emic com capacidade de 20 toneladas, são submetidos dois corpos de prova, recozidos, um SAE 1045 e outro SAE 1020. Considerar temperatura ambiente (16.6° C).
Maquina Universal de ensaio Emic
Norma:
ABNT NBR ISO 6892-1 valida a partir de 04/05/13
MATERIAIS METALICOS- ENSAIO DE TRAÇÃO
Objetivo:
Este é um ensaio mecânico de tensão x deformação conduzido sob tração. A amostra é deformada, é aplicada uma carga uniaxial mente que aumenta gradativamente levando assim corpo de prova á fratura total. Neste caso é utilizado um corpo de prova circular com diâmetro de 8 mm (oito milímetros), e de comprimento de 40mm (quarenta milímetros), isso significa que seu comprimento será 5 vezes maior que seu diâmetro, segundo norma NBR 6892. O corpo de prova é preso pelas usas extremidades nas garras de fixação do dispositivo de testes. A máquina de ensaios de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, ao mesmo tempo em que mede contínua e simultaneamente a carga instantânea que está sendo aplicada e os alongamentos resultantes. Para medir o quanto deformou, quanto tempo levou para deformação, índice de escoamento do material é representado através de um gráfico.
Ensaio de Tração.
1.TS: Tensile Strenght(Limite de Resistência á Tração)
2.M: Maximum point (Ponto Máximo)
3.F: Fracture(Fratura)
Resultado e discussão:
Gráfico aço SAE 1020 recozido.
Observando gráfico acima índice de Tensão de Escoamento chega 385,13 Mpa, Tensão máxima 711,85 e aonde corpo de prova rompe e um alongamento de 25,23 % do corpo de aprova após rompimento, ou seja, temos quase 14.4 mm de alongamento. Aço SAE 1020 recozido (após fratura).
Gráfico aço SAE 1045 recozido.
Observando gráfico acima índice de Tensão de Escoamento atinge 927,13 Mpa, Tensão máxima 981,39 e aonde corpo de prova rompe e um alongamento de 0,25 % do corpo de aprova após