Ensaio de Permeabilidade em solos
Os ensaios de permeabilidade em solos são correntemente realizados em Geologia de Engenharia com a finalidade de se determinar os coeficientes de permeabilidade dos terrenos objeto de estudos para implantação ou consolidação de obras civis. Têm sido realizados com maior freqüência nos locais de projeto de barragens durante as etapas de investigação. Em menor escala são usados em outros tipos de obras, como canais e estradas. Freqüentemente são executados em furos de sondagens à percussão, em que são conhecidos, de forma genérica, como “ensaios de infiltração”. Com menor freqüência têm sido aplicados em poços de inspeção e cavas abertas em solo.
A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele. Todos os solos são mais ou menos permeáveis. Portanto, os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água. O conhecimento e a sua variação é necessário para a resolução desses problemas.
Um ensaio de furo de sondagem sem revestimento foi realizado no dia 27 de outubro nas proximidades do laboratório de Engenharia Civil e Ambiental do bloco “O”, com os operadores responsáveis Paulo, Iago e Lidiane, tendo em vista o principal objetivo verificar as propriedades do solo para obter o coeficiente de permeabilidade “k” que é um índice empregado para estabelecer parâmetros de permeabilidade dos solos.
Materiais
1. Trado;
2. Mangueira;
3. Água para preenchimento do furo;
4. Cronômetro.
Procedimento
Inicialmente, foi escolhido o lugar para o furo de sondagem. Após a escolha, foi feito o furo de sondagem a trado com uma profundidade de 1,60 metros e 11 centímetros de diâmetro.
Feito isso, com o auxilio de uma mangueira, o furo foi totalmente preenchido com água marcando o tempo em que a água se dispersava, diminuindo gradativamente, até parar, tendo o acumulo de água que o furo suportava. Esse procedimento foi feito duas vezes com os seus