Ensaio de Impacto em Corpos de Prova Entalhados
O ensaio de impacto é para estudo da fratura frágil nos metais.É aplicado por exigência de normas (ASME, AWS, DIN, ISO, etc.)a aplicação deste é como teste de aceitação de materiais aplicados em equipamentos que operarão em baixas temperaturas sujeitas ao impacto.Outra aplicação é como um dos ensaios obrigatórios para validação do procedimento de soldagem utilizado em determinada junta soldada.Além disso, o ensaio de impacto age como ferramenta auxiliar para estudo da temperatura de transição dúctil-frágil dos materiais.
O corpo de prova é padronizado por normas (ASTM A370 e DIN EN 10045-1 em geral) e provido de um entalhe de medidas também padronizadas para localizar sua ruptura e produzir um estado de tensões tri axial, sendo então submetido a uma flexão por impacto, produzida por martelo pendular.Os critérios de avaliação deste ensaio são a energia absorvida pelo corpo de prova, a característica e percentual da fratura (dúctil ou frágil) e percentual de expansão lateral do corpo de prova.
O resultado mais importante do ensaio de impacto é a medida da energia absorvida pelo corpo de prova para se deformar e romper, que é calculada através da variação da energia potencial gravitacional do martelo antes e após o impacto.Quanto menor for à energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material àquela temperatura.
Introdução
Para medir a segurança, qualidade e confiabilidade dos materiais são feitos os ensaios de impacto como exemplo, em peças específicas utilizadas nas indústrias. É empregado no estudo da fratura frágil dos metais, que é caracterizada pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformação elástica.
Existem hoje ensaios mais elaborados e bem mais representativos, por serem simples e rápidos, o ensaio de impacto ou ensaio de choque, é um ensaio dinâmico usado no mundo e consta como ensaio obrigatório, principalmente para materiais utilizados em baixa temperatura, como teste de aceitação do material. Os materiais