Ensaio de finura do cimento
TÍTULO: ENSAIO EM PASTA DE CIMENTO PORTLAND DE CONSISTÊNCIA NORMAL.
OBJETIVO: Determinação a quantidade de água a ser utilizada, para obter a consistência de uma pasta normal com cimento Portland.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Componentes da pasta:
• Água – Tentativa 1 – 138g ; Tentativa 2 – 137g
• Cimento – 500 g
Aparelhagem:
• Misturador mecânico;
• Molde metálico
• Sonda de Tetmajer
• Espátula
PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO DO ENSAIO
MISTURA DA PASTA
Os componentes da mistura foram a água nas seguintes medidas 138g na primeira tentativa e 137g para segunda e o cimento em 500g. A mistura é feita no misturador mecânico em velocidade baixa. Coloca-se toda a quantidade de água na cuba e adicionando o cimento de forma gradual para formação de uma pasta homogênea, bate por 30s a mistura. Depois com o misturador parado, dá um intervalo de 120s utilizando os primeiros 15s para retirar o excesso de pasta da parede da culpa e da pá do misturador e posta no interior da cuba, completa com mais 60s a mistura em velocidade alta. Feito todo esse processo, retira a pasta da cuba e a coloca no molde metálico levemente cônico, aderi da a pasta ao molde de modo que não tenha espaço vazios. Posiciona-se a sonda de Tetmajer, de modo a penetrar pelo peso próprio na pasta. Após 30s do estacionamento da sonda, efetua-se a leitura da distância da base da sonda ao funda do molde.
Observações – Para determinação da consistência da pasta normal de cimento Portland, a sonda não pode penetrar até o fundo do molde que contém a pasta, mas sim estacionar a 6± 1 mm do fundo.
Resultados do ensaio.
Tentativa Nº Quantidade de água(g) Posição da sonda de Tetmajer em relação ao fundo do molde (mm) Comentários 01 138 9 Ficou mole tem excesso de água
02 137 7 Ideal
ENSAIO N° 2