Ensaio de Fadiga por Flexao Rotativa 1 Semestre 15
Enéias Klayton Barro de Melo, eneias_melo@hotmail.com
José Lourenço Rosa Neto, neto-lourenco90@outlook.com
Paulo Ricardo Cortes Morais, paulo.ricardo.morais@hotmail.com
Resumo. O desenvolvimento deste projeto tem o foco de apresentar uma máquina de ensaio de fadiga por flexão rotativa. Este ensaio consiste em um corpo de prova submetido a solicitações de flexão, enquanto o mesmo é girado em torno de um eixo, por um sistema motriz, em uma rotação específica e constante. O projeto terá como objetivo, a composição de uma máquina de ensaio de fadiga por flexão rotativa capaz de executar a avaliação do limite de resistência de diferentes materiais respeitando os critérios definidos inicialmente.
Palavras chave: Ensaio de Fadiga, Corpo de Prova, Flexão Rotativa, Solicitação Cíclicas.
1. INTRODUÇÃO
O ensaio de fadiga é um ensaio dinâmico , onde corpos de prova padronizados são submetidos a esforços repetidos ou flutuantes , e estes podem romper-se com uma carga bem inferior à carga máxima atingida na tração. Estes corpos de prova resistem a esses esforços repetidos um número de ciclos que podem aumentar a medida que a carga aplicada decresce, até que para uma determinada carga forme um patamar , e se o número de ciclos de tensão ou carga chegar até 10 milhões, e o corpo de prova não romper, esta tensão será o limite de fadiga. Geralmente uma falha por fadiga pode ser reconhecida, a partir do aspecto da superfície de fratura, a qual apresenta uma região lisa decorrente do atrito entre as superfícies e uma região áspera onde o corpo de prova rompe-se de maneira dúctil.
2. PROJETO PROPOSTO
Para o primeiro semestre de 2015, este projeto integrador estabelece uma pesquisa conceitual ao ensaio de fadiga, para a contrução de uma bancada de teste. Projetamos a bancada em um desenho, onde selecionamos e dimencionamos as peças a serem utizadas. A seguir