Ensaio de dureza
A escolha de uma matéria-prima é considerada de suma importância do ponto de vista industrial. Para isso, é importante que haja um vasto conhecimento das propriedades e comportamento dos materiais disponíveis. Os ensaios mecânicos auxiliam na determinação das características dos materiais, submetendo-os a esforços de natureza mecânica. Em específico, o ensaio de dureza está relacionado, neste caso, à impressão de uma pequena marca feita na superfície do material, através de uma ponta de penetração. Os resultados irão depender da marca de impressão e da carga aplicada em cada tipo de ensaio realizado.
Objetivos
O ensaio de dureza tem como objetivo conhecer a medida da resistência de um material a uma deformação plástica. Procura-se comparar a partir dos experimentos, as diferenças de propriedades mecânicas de cada material, estabelecer uma relação entre os métodos de determinação de dureza Brinell, Rockwell e Vickers, além de observar as vantagens e desvantagens de cada método.
Materiais
Os materiais utilizados foram:
- Durômetro para Ensaio de Dureza Rockwell
- Durômetro para Ensaios de Dureza Brinell e Vickers
- Cinco corpos de prova: Aço 1045, 1045 temperado, Latão 7030, Alumínio 7075 e Aço 1020.
Métodos
• Método Brinell
Primeiramente calculamos a carga, a partir do diâmetro da esfera e do fator de carga. Depois selecionamos o penetrador a ser utilizado e colocamos o penetrador no durômetro. Nos próximos passos, aproximamos a superfície do corpo de prova ao penetrador, adicionamos a pré-carga manualmente, soltamos a alavanca que libera o peso e que inicia a analise, esperamos o tempo determinado para o tipo da análise e posicionamos a alavanca no local de origem. Fizemos então a leitura do diâmetro da impressão formada no mostrador duas vezes, uma a 90º da outra, a fim de minimizar possíveis erros.
• Método Rockwell
Utilizamos o método de Rockwell normal, com escalas B e C.