ensaio de dureza
A partir de uma pequena chapa de aço 1020 e 1045 realizamos em aula o Ensaio de Dureza Rockwell desse material que será detalhado adiante.
Este projeto tem como objetivo obter dados e características sobre o material analisado para que possamos utilizá-las em algum projeto de nossas vidas profissional ou acadêmica.
Primeiramente, tivemos uma breve explicação dos tipos de ensaio em aula. Depois, em aula também, realizamos o ensaio auxiliado pelos técnicos especializados e pelos professores. O ensaio propriamente dito nos proporcionou mais agilidade e familiarização com as máquinas. Pudemos manipular os instrumentos e entender a teoria com a prática e a confecção do relatório nos agregou conceitos matemáticos relacionados a teoria e também nos permitiu obter as características do material desejadas no projeto.
Utilizamos três tipos de máquinas tendo ambas as mesmas técnicas de operação. O ensaio é baseado na profundidade de penetração de uma ponta, esférica ou cônica, subtraída da recuperação elástica devida à retirada de uma carga maior e da profundidade causada pela aplicação de uma carga menor.
A máquina utilizada apresenta um pequeno ponteiro auxiliar cuja função é indicar a profundidade no momento em que a pré-carga é aplicada na amostra. Simultaneamente, o ponteiro maior também gira. Caso a escala do ponteiro maior fique fora do zero, após ter atingida a pré-carga, deve-se acertar o zero nesse momento. Após isso aciona-se a alavanca que aplica a carga maior com uma velocidade controlada e constante, aumentando assim a penetração. Pelo acionamento manual da alavanca retira-se a carga maior e o ponteiro da máquina se move acusando a dureza da amostra. Para a retirada da amostra, gira-se a rosca que apóia o corpo de prova, descarregando completamente a máquina.
Procedimento do Ensaio realizado
Com o auxílio do supervisor, foi adotado o seguinte procedimento para o Ensaio de Dureza Rockwell escala B: posicionamos