Ensaio de Compressão
Objetivo – Calcular a tensão de Compressão (mPa)
Introdução – Em muitos meios da construção civil e mecânica, é possível visualizar o esforço da compressão, principalmente em estruturas, suportes e bases.
Uma exigência muito requerida para que um material seja aceito em um projeto é a sua resistência à compressão. Então, deve-se especificar um material que possua uma resistência a compressão aceitável, que não seja facilmente deformada e que assegure uma boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão.
Nesses casos, é necessário que seja realizado o Ensaio de Compressão para que seja verificado as características desse material.
Para se calcular a tensão de compressão (limite de resistência), utilizamos a fórmula
Onde F é a força máxima e A é a área de aplicação da força.
Materiais e Métodos – O ensaio de compressão foi realizado com o auxílio de uma máquina universal de comando mecânico (figura 1). Ela possui capacidade máxima de 250.000 lbf.
As amostras utilizadas no ensaio são: bloco de concreto com 5 dias de cura, bloco de concreto com 30 dias de cura e um tijolo comum. (figura 2)
Foi utilizado também um disco com diâmetro de 81,9mm.
Primeiramente, colocou-se o disco com Ø de 81,9mm para se pressionar o concreto com 5 dias de cura.
Ao final do processo, aplicou-se uma força nele com o total de 14968kgf, que é a força máxima suportada por esse bloco. Ao final, o bloco se rachou (figura 3)
Utilizou-se o mesmo disco para pressionar o concreto com tempo de cura igual a 30 dias, que chegou a uma força total de 20412kgf. Ao final, o bloco também se rachou. (figura 4)
O ultimo corpo de prova testado foi o tijolo, que seguiu os mesmos métodos anteriores e suportou uma pressão total de 3175 kgf até rachar. (figura 5)
Resultados e Discussão
Para se encontrar a área de aplicação utiliza-se a fórmula
Aonde se encontra o valor da área do disco, que é 5268 mm².
Realiza-se então a equação conforme caderno.