Ensaio de agregados graúdo
DEPARTAMENTO DA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL – DACC
RELATÓRIO DOS ENSAIOS COM BRITA
ALUNOS: DANILO SOUZA
DJAVAN CAPISTRANO
HELINO FRANÇA
NELSON GONÇALVES
PROFESSORA: ALBÉRIA
TURMA: 1041 2N
Cuiabá, MT
Dezembro de 2011
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo demonstrar os processos realizados, e os resultados obtidos nos ensaios com brita. Todos os ensaios foram executados pelos componentes do grupo, no laboratório do próprio instituto. O relatório apresenta os seguintes ensaios com a brita: determinação da massa unitária, determinação de absorção de água, determinação da massa especifica e determinação da composição granulométrica. Para os ensaios de granulometria foi utilizada a brita de n°2, e para os ensaios de massa especifica e absorção de água a brita de n°1.
Fundamentação teórica
Agregado pode ser definido como o material granular, sem forma e volume definidos. Os agregados juntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção; o concreto. Dessa forma, é de fundamental importância o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente na qualidade do concreto.
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DA BRITA
O ensaio para a determinação da composição granulométrica foi realizado de acordo com a norma NM 248:2001. Sendo assim, o primeiro passo foi a homogeneização da areia através do processo de quarteamento, onde a amostra inicial é misturada e dividida em quatro partes, duas são descartadas e as outras duas são misturadas novamente, e divididas em mais quatro partes, da qual duas são descartadas e as outras duas são separadas para serem utilizadas no ensaio, portanto a amostra inicial deve conter 4 vezes o peso que se deseja obter no final do quarteamento, que de acordo com a norma deveria ser de no mínimo 10kg.
Após