ENSAIO DE ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL DOS SOLOS - NBR 12007/1990
INTRODUÇÃO
Segundo Gerscovich (2010) entende-se por adensamento a deformação plástica e a redução do índice de vazios de uma massa de solo em função do tempo e da pressão aplicada.
O ensaio é feito em estágios de pressão aplicada em corpos de prova, geralmente indeformados e saturados, confinados lateralmente com a conseqüente aferição da redução de sua altura. Desse ensaio são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques por adensamento.
Verifica-se que tempo de adensamento independe do carregamento aplicado e sua magnitude é proporcional à geometria e compressibilidade e inversamente proporcional à permeabilidade do solo de fundação. Ao contrário dos solos arenosos, solos com baixa permeabilidade e alta compressibilidade (solos argilosos), podem levar dezenas de anos para atingirem à condição de equilíbrio.
MATERIAIS E MÉTODOS
O experimento foi realizado no laboratório de Mecânica dos Solos, localizado no Centro Universitário de Patos de Minas em Minas Gerais, para determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante de acordo com o método de ensaio da NBR13292/1995, ministrado pela professora Nancy Tiemi. Com uma amostra de solo dentro de um permeâmetro, coletamos 3 valores(volume, temperatura, tempo) conforme descrito na tabela 01, no item Resultados e Discussão. Sendo assim, os dados foram aplicados na fórmula da Lei de Darcy, para determinação do K . Logo após foi feita à conversão para K20ºC, conforme item 5 da NBR13292/1995, e foi feito também a média para determinação K20ºC, de acordo com os cálculos abaixo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
GERSCOVICH, D.M.S. Compressibilidade e Adensamento dos Solos –Notas de Aula. UERJ. 2010.
MARTINS, I. S. M; ABREU, R. R. S. Uma Solução Aproximada para o Adensamento Unidimensional com Grandes Deformações e