ENSAIO CRÍTICO A CONFIGURAÇÃO DAS IMAGENS DOS GESTORES SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTRATÉGIAS
*Luis Eduardo Meireles da Silva
O artigo apresentado tem grande contribuição para a construção e aprofundamento em relação aos conceitos de estratégia, gestão estratégica, percepções e configurações das imagens. Os autores Milan e Toni (2008) em sua publicação na RAM – Revista de Administração Mackenzie, usam como objetivo central da pesquisa identificar as imagens de estratégia na percepção dos gestores. Em seu entendimento, os autores defendem a ideia de que as imagens estão organizadas em uma rede de significados ou esquemas associados, e isso influencia diretamente no tipo de estratégias adotadas por cada gestor, tornando-se única cada modelo de gestão estratégica de cada organização. Os autores usam como principais bases da fundamentação teórica as cinco dimensões de Mintzberg e também o método de configuração da imagem, para a correlação com estudo dos 46 gestores tidos como amostra para a comparação de cada estratégia adotada em relação ao cenário que se encontram.
Um bom número de citações diretas e indiretas é usado pelos autores em sua fundamentação teórica, ganhando credibilidade principalmente por usar autores considerados clássicos nas áreas de estratégia, configuração de imagens, percepções de imagens, sendo eles: Mintzberg, Porter, Poiesz, Moscovici, entre outros. A divisão dos temas sobre: organização das imagens na memoria, definição de estratégia e os 5 P e imagens e sua influencia no comportamento dos estrategistas, pode trazer de forma clara e direta, um embasamento para melhor entendimento do método e das conclusões obtidas na pesquisa, facilitando a leitura e o entendimento dos leitores.
No artigo, o método de pesquisa tem como base a proposta de utilização de uma técnica derivada do método de configuração de imagem (MCI). Para convencer o leitor de que seu método de analise é concreto e valido, o autor cita outros pesquisadores que