Ensaio Brucutu
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Disciplina: Mecânica dos Solos
Docente: Renan
Discente: Pamela S.
Curso/turma: 4° A/B Téc. Em Edificações
Relatório de Ensaio Brucutu
O Ensaio Brucutu é um dos ensaios desenvolvidos para determinar a compactação do solo. Inicialmente utiliza-se o paquímetro para tirar as medidas do cilindro que será utilizado, para calcular o volume deste. Após as medições, calculou-se o volume de 129,192 cm³ e a massa de 1.761,5 kg. Para se retirar a amostra do solo, posiciona-se a cápsula no solo, a haste sobre ele é mantida na vertical, usa-se um peso para golpear a cápsula contra o solo. Assim, a cápsula adentra o solo, após, retira-se o solo que envolve o cilindro ainda imóvel para então retirá-lo com a amostra compactada e intacta. Em laboratório, retira-se a tampa da cápsula e o excesso do solo, se pesa o cilindro com a amostra, seu valor é igual a 3,719 kg. Após a posiciona no extrator de corpo-de-prova e assim a amostra é removida do cilindro pronta para ser utilizada no ensaio de umidade. Utiliza-se a seguinte expressão para adquirir o valor da massa especifica aparente:
Yh
= Massa específica, em g/cm³ = Massa do cilindro com a amostra úmida, em g = Massa do cilindro, em g = Volume, em cm³
Todo processo está regulamentado conforme a NBR 9813/87, que prescreve o método de determinação da massa especifica aparente do solo in situ, com emprego do cilindro de cravação, sendo aplicável somente a solos de granulação fina, insetos de pedregulhos, coesivos e não muito duros. A aparelhagem necessária para a execução do ensaio é a seguinte:
a) Equipamento de cravação;
b) Balanças que permitam pesar nominalmente 1,5 kg e 10 kg, com resolução de 0,1 e 1 g, respectivamente, e sensibilidades compatíveis;
c) Recipiente que permita acondicionar o cilindro de cravação contendo a amostra, sem perda de umidade;
d) Estufa capaz de manter a temperatura entre 105° e 110° C;