Ensaio 1 Teor de Umidade
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
RELATÓRIO ENSAIO Nº 1: TEOR DE UMIDADE E
CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Kaio Ricardo da Silva – 14/0044043 – Turma A
Professor: Juan Felix Rodríguez Rebolledo
Disciplina: Laboratório de Geotecnia 1
Brasilia / DF, abril de 2015
1
1. Objetivos do Ensaio
Os objetivos do ensaio são a obtenção do teor de umidade e a classificação de solos por meio de métodos que permitem a identificação e descrição dos solos de forma tátil e visual, esses métodos são a metodologia do MCT - Mini Compactado Tropical e a identificação e descrição dos solos com a norma ASTM D 2488-84.
2. Bases Teóricas
Devido a quantidade de solos que existem na natureza foi necessário que se criasse um sistema de classificação que possa indicar as características geotécnicas comuns de um determinado grupo de solos a partir de simples ensaios de identificação. No desenvolvimento de um sistema de classificação, deve-se observar e ter o cuidado para que a quantidade de informações necessárias seja de fácil memorização pelo usuário e a identificação se torne mais prática. Essas informações poderão ser obtidas através tanto da identificação visual e a identificação tátil como através de ensaios simples de laboratório e a utilização de sistemas como o Sistema de Classificação de Solos Tropicais (MCT) e a Classificação Tátil e Visual.
O solo possui três fases: uma fase que é o ar, onde sua massa é desprezada para o cálculo da umidade do solo devido à quantidade presente, uma fase que é a água, que pode estar presente no solo em pequena ou grande quantidade e a ultima fase que são os as partículas solidas que corresponde pela maior porcentagem de massa do solo e é o que define também as características individuais e coletivas de cada tipo de solo. A umidade do solo, em percentual, é calculada pela relação das massas de solo úmido e solo seco, podendo assim obter a massa de água presente no solo e seu percentual.
Figura 1: