Enrik
TAXAS DE PRODUÇÃO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS COM DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA
Autores:
RESUMO
Palavras-Chave: Brachiaria; Brachiaria Ruziziensis; Adubação
Nitrogenada; Capim Ruziziensis; B. Ruziziensis
ABSTRACT
INTRODUÇÂO
O manejo das plantas de cobertura visa obter maiores benefícios com a sua introdução nos sistemas agrícolas. O uso de espécies forrageiras como as do gênero Brachiaria, devido à grande quantidade de biomassa e ao fato de persistirem por mais tempo sobre o solo, vem se tornando uma boa opção. Gramíneas do gênero Brachiaria caracterizam-se por serem agronomicamente bem adaptadas a solos de baixa fertilidade (BARROS, 1996; LAPOINT et al., 1989), sendo caracterizadas pela sua grande flexibilidade de uso e manejo e tolerância a uma serie de limitações e/ou condições restritivas de utilização para um grande numero de espécies forrageiras (VALÉRIO, 2006) citado por GUABERTO (2009).
Dentre as espécies de brachiaria cultivadas no Brasil a Brachiaria. ruziziensis, apesar de não ser a espécie mais plantada do gênero, é a única diploide e apresenta reprodução sexuada, permitindo a seleção e recombinação de genótipos superiores (Souza Sobrinho, 2005). No entanto, apesar da boa palatabilidade e qualidade de forragem, e suscetível a insetos- praga (SOLETO et al., 2008; SOUZA, 2005) citado por SILVA (2012).
O nitrogênio e o potássio são elementos indispensáveis ao bom desenvolvimento das plantas, participando de compostos estruturais ou tomando parte de funções no metabolismo. A deficiência de nitrogênio(N) tem sido apontada como uma das principais causas da degradação das pastagens ( werner, 1986).