Enquadramento na atividade Bancaria
Disciplina: O.B.P.
Professor: Artur Forte
Nome: Abel Agostinho n*1
Turma: 26 do SISEP
Índice
Introdução
Neste trabalho vou caracterizar o enquadramento da atividade bancária, num comodo geral, eu tentei explorar alguns pontos que na minha ótica, achei importante destacar, como: o que é uma banca ou banco, tipos de banca, o motor do banco, a importância da atividade bancária, e outras atividades relacionado com o bancá que faco referencia mas a frente.
Atualmente, a atividade bancaria já se limita só a captação de depósitos e à concessão de crédito. Como iremos ver mais à frente neste trabalho, os bancos oferecem hoje aos seus clientes um conjunto mais extenso e diversificado de produtos e serviços devido à globalização dos mercados, em consequência do espetacular progresso nos meios de comunicação e no mundo da informática. Assim, para além das operações de transferências, operações cambiais e do comércio externo- que podemos considerar atualmente como uma atividade clássica dos Bancos- eles permitem aos seus clientes efetuar, por exemplo aplicações em fundos de Investimento ou na Bolsa de Valores e usar serviços modernos e sofisticados através da Banca eletrónica.
“Nesse meio mundo, eu posso dizer que Banca é o cento da atividade económica, utilizando a moeda como instrumento orientado para o desenvolvimento e aceleração do progresso geral (não só numa perspetiva lucrativa mas também de interesse social).”
Banca
Banco é uma Instituição Financeira que aceita depósitos e concede empréstimos.
Dentro dessas principais funções bancaria podemos encontrar:
Depósitos: são as contas correntes ou poupança realizadas pelos Depositantes;
Transações: aceite de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos;
Empréstimos;
Cofres: guarda de valores para seus clientes;
Câmbio: troca de moedas estrangeiras.
O tipo de banca
Banca comercial Banca de