Enol
Tudo Sobre Enol
Esses compostos podem ser obtidos por meio de hidrocarbonetos não aromáticos, com a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio ligados a um carbono insaturado por uma ou mais hidroxilas.
Os enóis são compostos orgânicos que se caracterizam pela presença de hidroxila ligada a um carbono primário ou secundário. Assim como, pela migração de uma ligação π entre dois átomos de carbono da molécula para entre um átomo de carbono e um de oxigênio. NOMENCLATURA
A nomenclatura desses compostos obedece à seguinte regra estabelecida pela IUPAC:
O prefixo refere-se ao número de carbonos e o infixo ao tipo de ligação. Se houver ramificações na cadeia carbônica ela deve ser mencionada antes do prefixo.
Edição de Abril de 2014
ENOL, COMPOSTO INSTÁVEL???
O enol é um composto instável, podendo ser convertido facilmente em cetona ou aldeído. A presença dos enóis se dá principalmente no fenômeno isomérico da tautomeria, em que cetonas ou aldeídos se encontram em equilíbrio com os enóis.
CERTAMENTE, ELE NUNCA VAI SER
ENCONTRADO SÓ...
O que ocorre é que a ligação dupla entre o
SEMPRE ACOMPANHADO.... oxigênio e o carbono da cetona ou do aldeído pode migrar para o átomo de carbono vizinho. Assim, o hidrogênio deste carbono se desloca, ligando-se ao oxigênio da função orgânica e tornando-se um enol.
O enol pode ser obtido também pela substituição de hidrogênios de carbonos de hidrocarbonetos com a dupla ligação, pelo grupo hidroxila (-OH).
Edição de Abril de 2014
Estrutura
O esquema genérico da estrutura do seu grupo está representado abaixo:
FACILMENTE
CONFUNDINDO!!!
Muitas vezes um enol é confundido com outros dois grupos funcionais orgânicos, que são: álcoois e fenóis. Observe as diferenças entre eles a seguir:
Álcoois
Diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples.
Edição de Abril de 2014