engª
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS
ÍNDICE
1. aa-11 – abastecimento de água
1.1. INTRODUÇÃO
O presente capítulo refere-se à Memória Descritiva e Justificativa das soluções propostas para a realização das Instalações Técnicas da Rede Predial Abastecimento Águas Fria e Quente, Sistema Produção e Armazenagem de Água Quente, e respetivo Sistema de Recirculação de Água Quente, e Abastecimento Águas para Combate a Incêndio.
1.2. Conceção Geral do Sistema
O sistema de abastecimento e distribuição de água prevista para o edifício consistirá, fundamentalmente, na existência de duas redes independentes, uma para abastecimento de água fria e quente para consumo, outra para serviço de combate.
Todas estas redes serão alimentadas através de sistema de captação, mediante furo hertziano, sendo posteriormente as águas submetidas a desinfeção e tratamento em ETA – Estação Tratamento Águas, dimensionada para o efeito.
A solução global prevista decorre, em termos de conceção, de uma cuidada ponderação entre aspetos de natureza económica e aspetos de natureza funcional e de segurança, bem como da plena articulação e integração com a arquitetura e demais especialidades.
As redes deverão apresentar a máxima versatilidade possível, de forma a tornar fácil a sua adaptação a uma eventual nova expansão, designadamente nas zonas previstas com a utilização de bar (VIP, imprensa e piscinas).
1.3. Rede PREDIAL de Água FRIA
As redes serão dimensionadas de acordo com os critérios definidos nos regulamentos oficiais em vigor, em termos de caudais unitários, coeficientes de simultaneidade, velocidades nas tubagens e a pressão desejada para um bom nível de conforto.
Em particular, no dimensionamento das redes dos núcleos de balneários ter-se-á em conta a previsível simultaneidade de utilização intensiva, pelo que se admitirão