engrenagens
Engrenagens são elementos usados em vários tipos de maquinas e equipamentos e estão presentes em quase todos os sistemas que transmitam potência de uma unidade motora para uma unidade consumidora. A transmissão de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as máquinas que se possa imaginar. As engrenagens constituem um dos melhores meios dentre os vários disponíveis para essa transmissão.
A engrenagem é um elemento de máquina razoavelmente complexo, tanto para o projeto como para a fabricação, e para a manutenção. Utilizam-se engrenagens principalmente na transmissão de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alteração de direção de movimento como no diferencial. A transmissão de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as máquinas que se possa imaginar. As engrenagens constituem um dos melhores meios dentre os vários disponíveis para essa transmissão.
O projeto de engrenagens é um procedimento bastante complexo que sofre pressões na construção por menor custo, maior capacidade de transmissão de potência, maior vida de utilização, menor peso e funcionamento com baixo ruído. A satisfação de cada um desses itens envolve um grande número de variáveis, tais como: parâmetros de projeto, tipos de materiais, custo, possíveis processos de fabricação e as características resultantes de cada processo, máquinas-ferramenta disponíveis, quantidade requerida, tipos de engrenagens, dimensões, qualidade, interação com outros elementos da máquina, montagem, lubrificação, etc.
O dimensionamento de engrenagens, nas suas diferentes configurações, é função do conhecimento acumulado sobre a cinemática das relações de transmissão, dos esforços existentes, das limitações impostas, dos processos de fabricação, e outros fatores.
Tipos e aplicações de engrenagens
Existem diversos tipos distintos de engrenagens que atuam para cada necessidade. Entre as principais, destacam-se: Cilíndricas Retas, Cilíndricas