Engrenagens
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA
VÁLVULA DE SEGURANÇA
Campina Grande, Paraíba
2014
VÁLVULA DE SEGURANÇA
Relatório referente à disciplina Desenho de Máquinas, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande em comprimento as exigências metodológicas avaliativas da disciplina.
Área de Concentração: Projeto Mecânicos
Professor:
Campina Grande, Paraíba
01 de Agosto de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No decorrer do desenvolvimento desse estudo, apresentaremos um breve relatório técnico, com análise de um dispositivo, Válvula de Segurança, sua devida apresentação, principal função, seus elementos e definições, seu processo de fabricação e suas respectivas funções e normas.
2 DESENVOLVIMENTO
As válvulas de segurança e/ou alívio são dispositivos automáticos de alívio de pressão sendo obrigatórios em vasos de pressão ou caldeiras, cuja pressão interna seja superior à pressão atmosférica, evitando as consequências da exposição às condições perigosas de sobre pressão.
É um dispositivo que existe desde 1682, quando na Inglaterra foi inventada por um físico francês chamado Denis Papin. O modelo inventado por Papin funcionava com um sistema de contrapeso, onde um peso ao ser movimentado ao longo de uma alavanca alterava sua pressão de ajuste. A válvula desenvolvida por Papin conseguia proteger um equipamento, cuja pressão alcançava 8,0 atm!
2.1 FUNÇÃO E OBJETIVO
A função de toda válvula de segurança instalada em caldeiras, vasos de pressão ou tubulações, em processos industriais, é aliviar o excesso de pressão, devido ao aumento da pressão de operação acima de um limite pré-estabelecido no projeto do