Engrenagens e Correias
Tipos de Engrenagens: - cilíndricas, cônicas, e hiperbolóidicas. a) Cilíndricas: dentes retos, dentes helicoidais. b) Cônicas: dentes retos, dentes curvos. c) Hiperbolóidicas: hipóide, palóide. d) Não cilíndricas, e são consideradas engrenagens Cremalheira de dentes retos e Coroa e parafuso-sem-fim.
Função: - Para transmitir HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_uniforme" \o "Movimento uniforme" movimento uniforme e contínuo e\ou receber movimento de outro elemento mecânico dentado também de forma constante, pela ação dos dentes em contatos sucessivos.
Aplicações: - Engrenagens são usadas em vários tipos de máquinas e equipamentos. Utilizam-se engrenagens fundamentalmente na transmissão de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alteração de direção de movimento. Estão presentes nas mais diversas aplicações: área da mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva); área industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs); área comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos); eletrodomésticos.
Caracteristicas: - É um elemento de máquina de função mecânica que é envolta por dentes intercalados por toda a sua superfície normalmente circular e que é ligada a um eixo, destinada a transmitir e\ou receber movimento de outro elemento mecânico dentado também de forma constante, pela ação dos dentes em contatos sucessivos; São usados em eixos pararelos ou reversos; A relação de transmissão é constante; Transmitem forças sem deslizamento; São seguras no funcionamento; Possuem vida longa em relação a outros tipos de transmissões; Resistem bem as sobrecargas; Custo com manutenção reduzido; Possuem bom rendimento.
Restrições: - Tem que trabalhar lubrificadas, imersas em óleo, ou em baixas velocidades a graxa, para evitar engripamento por aquecimento e desgastes excessivos. Partidas em regime com carga, choques, inércia do sistema, trabalho