Engrenagem Uma Pe A Utilizada Em In Meros Dispositivos Mec Nicos
Na engrenagem helicoidal, os dentes são cortados em ângulo, o contato dos dentes se inicia na ponta e a medida que a engrenagem gira eles vão se encaixando até ficarem totalmente encaixados.
A engrenagem de dentes retos é a mais comum das engrenagens, os dentes se encaixam com uma maior precisão, e normalmente o barulho quando o encaixe acontece é bem alto, é mais comum em carros de competição que exigem um maior desempenho.
Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias, na engrenagem sem-fim, o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem não consegue girar o eixo. Essa característica é útil para máquinas que transportam algum produto, nos quais a função de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor não estiver funcionando.
As engrenagens cônicas são úteis quando a direção da rotação de um eixo precisa ser alterada. Elas costumam ser montadas em eixos separados por 90º, mas podem ser projetadas para funcionar em outros ângulos também os dentes das coroas podem ser retos, em espiral ou hipóides.
Para produzir o movimento de rotação as rodas devem estar engrenadas. As rodas se engrenam quando dentes de uma engrenagem se encaixam nos vãos dos dentes da outra engrenagem. As engrenagens trabalham em conjunto. As engrenagens de um mesmo conjunto podem ter tamanhos diferentes, Quando um par de engrenagens tem rodas de tamanhos diferentes, a engrenagem maior chama-se coroa e a menos chama-se pinhão.
Período e