Engrenagem Helicoidal
2. Inclinação da Hélice e Face 4
3. Passo 5
4. Ângulo de Pressão 6
5. Carga Dinâmica em Engrenagens Helicoidais 7
6. Resistência dos Dentes Helicoidais 7
7. Proporções dos dentes 8
8. Engrenagens Esconsas 8
9. Lubrificação 9
ENGRENAGENS CILÍNDRICAS HELICOIDAIS
1. Características das Engrenagens Cilíndricas Helicoidais
Engrenagens cilíndricas helicoidais são engrenagens cilíndrica com engrenamento inclinado, cujos eixos não são paralelos mas se cruzam com um ângulo δ, dado pela soma dos ângulos de inclinação β1 e β2 das engrenagens 1 e 2.
A face e o flanco de um dente de engrenagem cilíndrica de dentes retos são superfícies paralelas ao eixo da engrenagem. Estes mesmos elementos em um dente helicoidal são hélices cilíndricas e, assim, uma extremidade do dente é adiantada circunferencialmente uma em relação a outra. Como resultado, a extremidade avançada entra em contato primeiro, daí resultando que o dente recebe a carga gradualmente.
Se a extremidade avançada ainda estiver em contato quando a extremidade atrasada entrar em contato, a linha de contato através a superfície do dente corta, em diagonal, o flanco e a face, indo de um ponto alto da face em uma extremidade a algum ponto baixo do flanco na outra extremidade do dente. Com tal linha de contato, o momento de flexão máximo sobre o dente será um pouco maior que a metade do momento máximo sobre um dente reto, onde a carga é aplicada na aresta superior do dente, supondo igual carga e igual altura do dente. Por esta razão, em engrenagens helicoidais, tem-se, em geral, mais de um dente trabalhando o que nem sempre acontece para engrenagens de dentes retos.
A melhor distribuição da carga e o engrenamento mais suave, dão às engrenagens helicoidais tais vantagens, sendo denominadas “ espinhas de peixe”, que são comumente usadas em redutores para serviço pesado de transmissão entre árvores paralelas. Os dentes