ENGORDA A PASTO
60m de largura e 80m de comprimento Onde era do Sargi
95m de largura e 83m de comprimento Até estrema Acácio 1º Piquete
89m de largura e 137m de comprimento estrema do Acácio 2º Piquete
317m de comprimento do outro lado do rio
155m Morro eucalipto lado direito
300m Morro eucalipto lado esquerdo
Deixar o gado 5 dias no piquete.
Repousar o piquete em 22 dias.
O peso de abate preconizado gira entre 450 e 500 kg, no mínimo, variando com a raça, ou o tipo de cruzamento realizado. Por isso, às vésperas da fase de terminação, o novilho deverá estar pesando entre 330, no caso, por exemplo, de animais nelores puros, e 380 kg, ou mais, no caso de novilhos mestiços ½ sangue. Esse peso mínimo é importante para que o animal chegue ao peso de abate em aproximadamente seis meses de pastejo, a um ganho médio de 600 g por dia.
Uma forma do criador de gado tentar manter esse peso, durante a estação da seca, é com o uso de suplementação com sal e ureia, ou até mesmo com a suplementação aumentada com o uso de suplemento múltiplo, que garante ganhos de até 100 a 200 g por dia, o que permitirá ao criador a obtenção de animais pesando até 230 Kg nessa época.
Passada a estação seca e com o início da estação chuvosa seguinte, os garrotes ganham em torno 500 g por dia, chegando aos 18 meses de idade com cerca de 320 Kg de peso vivo. Já na segunda seca da fase de recria, caso haja boa disponibilidade de pasto reservado, mesmo que seja seco, e com a utilização de suplementação proteica, é possível fazer com que eles atinjam 350 Kg, estando prontos para terminação totalmente a pasto, na próxima estação chuvosa.
As quantidades de adubo a serem usadas dependem da produtividade desejada. Quanto mais adubo, maior a quantidade de forragem produzida e, consequentemente, maior a quantidade de animais a serem utilizados. Nos experimentos, temos usado a seguinte adubação: Superfosfato simples: 350 kg/ha/ano; Cloreto de potássio: 350 kg/ha/ano e Ureia: 700 kg/ha/ ano. O