engioejfniowfinfiurengirtngiwomrdoidnmxioemfebrasil
1474 palavras
6 páginas
PRINCIPAIS TEÓRICOS DE GESTÃO DE PESSOAS1ª ESCOLA – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – com Elton Mayo – 1927 – nasce da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho – decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se.
“movimento de reação e oposição à teoria clássica da Administração.”
Experimento em Hawthorne: foram formados 2 grupos (células) de observação e controle:
a) Grupo de observação: com intensidade de luz (referência ao Taylorismo)
b) Grupo de controle: com intensidade constante (referência a Teoria R Humanas)
Um grupo não sabia do outro, embora as mulheres soubessem que estariam fazendo parte de uma experiência.
1ª fase: incidência de luz: Célula A (técnica taylorista)
Célula B (sofreu o experimento): maior incidência de luz: produção aumentou, porém logo se acostumaram com e voltou ao normal a PRODUÇÃO. Não podemos afirmar que houve algum fator motivacional e sim, do ambiente. Em contra partida a célula A também aumentou, desconfia-se que aqui houve influência do aspecto emocional. NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE HOUVE SUCESSO nesta etapa!
Outro fator: célula B:
Instalaram intervalos de 15’pela manhã e 15’pela tarde, ou seja, 30’de intervalo, NÃO HAVENDO PRODUÇAO! A PRODUÇÃO AUMENTO: explicação: quando o corpo começava entrar no processo de fadiga, aqueles minutos de intervalos serviam para dar uma injeção de ânimo...
Outro fator: célula B:
Ofertaram lanches pela manhã e lanches à tarde: novamente aumento de PRODUÇÃO.
a) Observa-se aqui a necessidade dos operários estarem bem alimentados.
b) Nestes intervalos dos lanches: deu-se início aos relacionamentos, nasce a INFORMALIDADE, grupos informais, integração, conhecer melhor o outro, seus problemas, fazem amizades, marcam encontros, churrascos etc.
c) “cartada de mestre” instituiu-se: METAS do GRUPO e INDIVIDUAIS: aqui o grupo se autocontrola e AUMENTO DE PRODUTIVIDADE.
Outro fator: célula B:
Criaram símbolos, ou seja,