Engenhria genetica
367 palavras
2 páginas
Engenharia GenéticaDefinição: é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
Aplicação: Umas das mais conhecidas aplicações da engenharia genética são os organismos geneticamente modificados (OGM).
Existem muitas aplicações biotecnológicas da modificação genética, por exemplo as vacinas orais produzidas nas frutas. Isto representa o desenvolvimento das modificações genéticas para os usos médicos e abre uma porta ética para os usos da tecnologia para modificar os genes humanos.
Exemplos de produtos oriundos das técnicas de engenharia genética
Alguns exemplos típicos de produtos oriundos do uso de métodos de engenharia genética são: Insulina Interferonas Interleucina
Algumas proteínas do sangue: Albumina fator VIII
Ética: Pela sua natureza, o desenvolvimento da engenharia genética convive com problemas legais e éticos. Um dos principais factores que exigem um controle estreito da sociedade organizada, e tem gerado polémicas ético-morais, é a manipulação da herança genética de seres vivos com fins eugénicos, ou seja, a depuração da espécie, ou das raças com a finalidade de criar uma espécie, ou raça nova por meios não naturais.
Engenharia Genética e as pesquisas: Apesar da grande evolução da genética nos últimos vinte anos, ainda existe muito para pesquisar. A contar com o projeto de pesquisa do genoma humano e dos genomas de vegetais e animais significativos. A expansão e barateamento dos processos para as descobertas e os acessos para a informação da compreensão genética tornaram-se uma realidade. Uma imensa quantidade de sequências de nucleótidos já foram divulgadas na Internet e verificadas pelos