Engenheiro
A estaca Strauss é uma fundação em concreto (simples ou armado), moldada in loco, executada através de escavação com revestimento metálico removível. Possui seção circular com diâmetros entre 25 e 45 cm, suportando até 60tn por estaca.
Ø (cm) Ton Ø Arm. (cm) Areia (m³) Pedra (m³) Cimento (saco)
25 20 16 0,030 0,036 0,3
32 30 21 0,050 0,056 0,5
38 40 24 0,075 0,090 0,7
45 60 32 0,100 0,135 1
Perfuração da Estaca
O processo se inicia com, a abertura de um furo no terreno utilizando soquete, que ao atingir de 1m a 2m, servirá de guia para o primeiro tubo "coroa". Após a colocação da "coroa", o soquete é substituído pela sonda de percussão, que irá através de golpes sucessivos, retirar o material a baixo da coroa. Conforme a tubulação externa vai descendo, outros tubos são rosqueados em sua extremidade, até que se atinja a profundidade determinada.
Concretagem
No inicio da concretagem, a sonda de percussão é substituída pelo soquete, e o concreto é lançado dentro da tubulação até atingir aproximadamente 1m de altura. Em seguida apiloa-se o concreto (com soquete) formando uma base alargada, uma espécie de bulbo também conhecido como "cebola". Para formar o fuste, o concreto vai sendo lançado na tubulação e apiloado, conforme as camisas metálicas vão sendo removidas com auxilio do guincho.
Vantagens
- Acessibilidade
- Devido a sua leveza e dimensões reduzidas, a estaca Strauss apresenta uma agilidade muito grande no canteiro de obras, conseguindo assim executar estacas tanto em terrenos acidentados, quanto em locais confinados;
- Execução sem Vibração
– Fator importante quando existem construções vizinhas ou muito próximas;
- Proteção do Fuste
– Como a estaca Strauss é encamisada do começo ao fim, também é muito usada em terrenos com presença de agua, onde o fuste fica protegido pelas camisas de aço (tubulação externa) e
- Otimização do Material
- Por ser moldada em loco, e concretadas uma a uma, a perda de material é quase