engenheiro
Imagine um monte de bolas de gude em uma caixa de sapato.
Esta era a forma padrão de como as estruturas eram visualizadas antes do computador.
As bolas tendem a ficar arranjadas de forma a melhor ocupar o espaço.
Este arranjo é chamado empacotamento compacto – você também pode comparar este arranjo ao de uma pilha de laranjas no supermercado: note como as laranjas formam um padrão.
Cada laranja rotulada de A estará rodeada por seis outras laranjas em uma mesma camada. Veja os "furos" (espaços vazios) chamados B e C. Podemos colocar uma segunda camada de laranjas empacotadas compactamente tanto sobre as posições B como sobre as posições A (mas não ao mesmo tempo!). Desta forma, podemos construir uma estrutura em 3D.
EMPACOTAMENTO COMPACTO
Esta estrutura corresponde a alguma coisa na natureza (além das laranjas no supermercado)?
Uma pilha de camadas do tipo ABC.ABC... representa a estrutura atômica cúbica de empacotamento compacto, que o ouro possui conforme determinado por raios-X.
Átomos estão colocados nos vértices de um cubo, com átomos adicionais nos centros de cada face do cubo: por esta razão esta estrutura é normalmente conhecida por cúbica de face centrada ou cfc. Muitos metais tem esta estrutura, tais como o alumínio e o cobre.
ESTRUTURA CÚBICA DE FACE CENTRADA DO OURO
Na verdade existe uma segunda forma bastante comum de empacotamento compacto, correspondente a camadas empilhadas do tipo AB.AB... ou AC.AC...(são equivalentes).
Esta estrutura é chamada hexagonal compacta, hc , e a competição entre cfc e hc, é determinada pelas forças de longo alcance existentes entre os átomos. Esta é a estrutura da prata ! Não, não podemos transformar prata em ouro forçando um empilhamento diferente. Para estes materiais (como para outros), as propriedades diferentes são devidas principalmente as diferenças existentes entre os átomos de ouro e de prata.
ESTRUTURA