Engenheiro de Produto
Boa noite a todos, o nosso trabalho é sobre embreagem propriamente dita e apresentaremos um pouco do conhecimento desta fascinante transmissão. Inicialmente vamos definir a embreagem apresentando os seus principais componentes, em seguida mostraremos não todos, mas os principais tipos de embreagem que atualmente usam-se nas indústrias e principalmente no setor automotivo, descrevendo as suas respectivas finalidades. E enfim concluindo a apresentação mostraremos algumas dicas importantes na verificação de componentes de extrema pertinência na embreagem que se deve tomar nota antes de trocar ou projetar uma embreagem.
(NO SLIDE: há aqui um esquema que apenas indica o local de uma embreagem no carro).
Finalidade da embreagem
A embreagem destina-se a desligar o motor das rodas motrizes quando se efetua uma mudança de velocidades ou quando se arranca. Torna assim possível engatar suavemente uma nova engrenagem antes de a transmissão voltar a ser ligada ou, acuando do arranque, permite que o motor atinja as rotações suficientes para deslocar o automóvel.
O desembrear faz separar três partes do conjunto da embreagem: o volante do motor, o disco e platô, ou placa de pressão da embreagem. O volante do motor está fixado por meio de parafusos à árvores de manivelas e roda solidário com esta;o disco da embreagem encaixa ,por meio de estrias ,no eixo primário da caixa de mudanças e,assim,roda com este;o platô da embreagem fixa o disco de encontro ao volante do motor.
Quando se diminui a pressão do platô (carregando no pedal da embreagem), a árvore de manivelas e o eixo primário da caixa de mudanças passam a ter movimentos independentes. Quando o motorista deixa de calcar no pedal, aqueles tornam-se solidários. .(NO SLIDE: veja aqui este principio).
Explicando no slide o principio da embreagem:
Um disco revestido de lixa, movido por uma furadeira elétrica, corresponde ao volante do motor em rotação. Se um segundo disco de lixa for posto em