Engenheiro de Computação
TEMA DO TRABALHO: Amostragem de sinais
DATA: 16/06/2013
Resumo
O objetivo deste trabalho é utilizar a porta serial para interfaceamento com circuitos periféricos, utilizando programação em C++ e funções da API do Windows.
Com a elaboração de um programa que comunica com o módulo McMaster através da porta serial. O programa lê o valor enviado pelo módulo (tensão ajustada no potenciômetro) e se o valor for = 2550, o programa envia os caracteres “2” (desliga a lâmpada) e “3” (liga o ventilador).
1 Objetivo
Este trabalho tem como objetivo a implementação de um programa em c++ que utiliza um PIC 16F877A para receber um sinal analógico. Esse sinal analógico será simulado por um potenciômetro que ao ser oscilado representará vários níveis de sinais. O programa deve fazer a amostragem desse sinal para futuramente transformá-lo em digital.
Por último, para demonstrarmos o funcionamento do programa nós implementa- remos no código algumas situações que representará o uso do mesmo na análise de sinais, como por exemplo a ativação e desativação de um dispositivo de acordo com um sinal de entrada.
2 Desenvolvimento
Para começarmos a desenvolver o programa, primeiro temos que configurar o PIC, isso é feito através de um código com a extensão *.asm (Assembly) ou pelo programa MPLAB onde podemos programar em c++ e ele transformará o código em *.asm, para este trabalho usaremos a segunda opção.
No código do PIC teremos que configurar todas as possibilidades que o ele deverá analisar.
O primeiro passo é configurar as interrupções que serão utilizadas para ativar e desativar os dispositivos ligados ao PIC, com essa informação implementamos:
#int_rda void rda_isr()
{
cCmd = getch(); cBuff[pos] = cCmd; if (cBuff[pos] == '1') { lamp = 1; output_bit(PIN_C5, lamp); } if (cBuff[pos] == '2') { lamp = 0; output_bit(PIN_C5, lamp); }