Engenheiro de Alimentos
1. Introdução:
É direito de todas as pessoas consumirem alimentos seguros e adequados para o consumo. O consumo de alimentos impróprios pode causar danos desagradáveis ou fatais para o consumidor. Além disso, problemas de contaminação do alimento podem causar a perda de confiança do consumidor, problemas econômicos, dentre outros.
O Códex Alimentarius estabelece uma base solida para garantir a higiene dos alimentos, fazendo com que o alimento seja produzido de forma que garanta a segurança do consumidor. Ele acompanha a cadeia dos alimentos desde a produção primaria até o consumidor final.
2. Objetivos:
Os principais objetivos são:
Identificar os princípios essenciais da higiene de alimentos aplicável em toda a cadeia de alimentos, afim de assegurar que o alimento está seguro e adequado para o consumo.
Recomendar o APPCC para aumentar a segurança dos alimentos.
Indicar como implementar os princípios mencionados acima.
Ser um guia para diversos setores da cadeia de alimentos, ampliando os requisitos de higiene nesses setores
.
3. Produção primaria:
A produção primária deve ser realizada de forma á garantir que o alimento esteja seguro para o consumidor. É necessário encontrar as possíveis fontes de contaminação através do ambiente, os possíveis efeitos das atividades de produção primária sobre a segurança e adequação dos alimentos, controlar a manipulação, o armazenamento e o transporte dos alimentos, com o objetivo de eliminar, de forma adequada, os alimentos que não estão aptos para o consumo, e controlar a limpeza, manutenção e higiene pessoal na produção primária.
4. Estabelecimento – projetos e instalações:
Para decidir sobre a localização dos estabelecimentos alimentícios é necessário ficar verificar se o local apresenta possíveis fontes de contaminação, como: poluição ambiental, exposição a infestações de pragas, enchentes.
O